
Anime ou animê (como é dito no Brasil) é o nome dado para o tipo de desenho animado produzido no Japão.
No entanto, de acordo com o conceito japonês dos animes, este termo é utilizado para classificar todos os tipos de animações, ou seja, independente da sua origem (nacional ou estrangeira).
A origem da palavra anime é incerta. Alguns pesquisadores consideram que seja uma abreviação do inglês animation (“animação”), enquanto outros defendem que possa ter surgido a partir do francês animée (“animado”).
O anime é confundido erroneamente como um gênero de animação, quando na verdade é apenas um meio, já que pode apresentar inúmeros tipos diferentes, como infantil, terror, romance, comédia, aventura, erótico, ficção científica, etc.
No Brasil, os animes começaram a fazer bastante sucesso a partir de meados da década de 1980. Entre os títulos mais populares está Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captor, Pokémon, Digimon, Sailor Moon, Death Note, One Piece e vários outros.
Características dos animes
Os desenhos dos animes são caracterizados pela intensa demonstração dos sentimentos e emoções dos personagens através das suas expressões faciais.
Os olhos grandes, cheios de brilho e cor, as onomatopeias e expressões exageradas são algumas das características mais comuns nos animes.
Tipos de animes
Os animes podem abordar diferentes tipos de temáticas, atingindo um público-alvo específico. Os animes são classificados de acordo com o público e a temática que possuem, os mais comuns: shonen, shoujo, seinen e hentai.
- Shonen: os animes shonen são destinados para adolescentes do sexo masculino, que gostam principalmente de ação e aventura. Exemplo: Dragon Ball, Natura, Cavaleiro dos Zodíacos, entre outros.
- Shoujo: estes animes são direcionados principalmente para adolescentes do sexo feminino. Normalmente, tratam dos chamados “ritos de passagem” de uma mulher, os dramas e preocupações típicas das meninas durante a adolescência, como o primeiro amor, o primeiro beijo, etc.
- Seinen: são animes para o público adulto, normalmente destinado aos homens. Tratam de assuntos mais complexos, profundos e realistas.
- Hentai: são os chamados animes eróticos ou pornográficos, com cenas de sexo explícito.
Existem diversas outras categorias e subcategorias de animes.
Diferença entre anime e mangá
O anime pode ser compreendido como as animações japonesas, isto é, os cartoons ou desenhos japoneses. Estas produções podem aparecer no formato de filmes ou séries, e costumam ser inspiradas em histórias da cultura do país ou baseadas em produções pertencentes ao ramo da literatura, como os mangás; embora também existam animes que deram origem a mangás.
Os mangás também consistem em uma forma de ilustração de personagens, assim como os animes, mas estão conectados à literatura e compartilham suas histórias por meio de textos e imagens desenhadas à mão. Ou seja, os mangás são as histórias em quadrinhos japonesas. Diferente da maioria dos HQs ocidentais, os mangás não possuem cores (isto é, são produzidos, impressos e distribuídos em preto e branco), e são lidos da direita para a esquerda (de trás para frente na percepção ocidental) porque este é o sentido de leitura da língua japonesa.

A relação de ambas as mídias se instaura a partir do momento em que os animes se tornam adaptações fieis de seus mangás: enquanto os mangás produzem cenas em preto e branco e oferecem uma movimentação mais restrita de seus personagens; os animes tem maior liberdade criativa para aprimorar os traços dos personagens, colorir suas roupas e cenários, e ainda adicionar alta maleabilidade a movimentos animados deles.
Inclusive, quando o mangá, no qual o anime é baseado, ainda não foi concluído e a adaptação está chegando perto dos últimos capítulos publicados nos quadrinhos, a animação começa a exibir episódios chamados de “fillers”: histórias que não estão presentes no mangá e que não fazem diferença para compreender a narrativa principal. Os fillers atrasam a história principal para que o mangaká (autor de mangá) tenha tempo de finalizar o mangá e só então o anime possa retomar os acontecimentos essenciais.